Curta nossa página no Facebook Siga nosso Twitter
  Página Inicial Conhecendo o Dr.
    Biografia
    Dr. na Mídia
    Fale com o Dr.
Clínica Livros Cursos Transtornos Artigos Links  
    Artigos > DESATENTOS E HIPERATIVOS - GUIA DOS PROFESSORES

DESATENTOS E HIPERATIVOS - GUIA DOS PROFESSORES
(Reprodução do início do capítulo 12 do livro: DESATENTOS E HIPERATIVOS (Ed. Best Seller)

       Os professores são peças fundamentais no processo de aprendizagem de seus alunos, portanto merecem um capítulo à parte quando o assunto é o tratamento do TDAH.

Nesse capítulo vou comentar sobre estratégias à serem adotadas em sala de aula para melhorar a capacidade atencional e diminuir os prejuízos decorrentes de comportamentos hiperativos, facilitando assim, a aprendizagem. O interessante disso tudo é que as estratégias podem ajudar à todos. Tanto alunos com TDAH podem se beneficiar dessas estratégias, assim como alunos portadores de outros problemas comportamentais e também aqueles que não apresentam problema algum.

DICAS AOS PROFESSORES

  1. Estabeleça rotinas: Mantenha a sala de aula organizada e estruturada. O estabelecimento de uma rotina diária em sala de aula facilitará o entendimento e a aprendizagem de todas as crianças. Estimule que o aluno limpe sua mochila semanalmente e a mantenha organizada também.
  2. Crie as regras da sala de aula: Regras claras e objetivas ajudam na manutenção da disciplina em sala de aula. Essas regras podem ser fixadas em um painel localizado em local de fácil visualização pelos alunos. Conseqüências negativas por quebra das regras também podem ser fixadas no painel, assim como conseqüências positivas (prêmios) por comportamentos assertivos.
  3. Agenda escola-casa: Trata-se de uma estratégia comumente utilizada por vocês professores. São as famosas agendas de comunicação entre pais e professores. Através dela, informações importantes poderão ser trocadas sobre o comportamento do aluno em sala de aula, no recreio escolar, ou sobre a execução de deveres de casa e atividades. Enfim, pais e professores poderão manter um canal de comunicação para saber como está o funcionamento da criança ou adolescente.
  4. Sentar na frente da sala de aula: Será mais fácil monitorar e ajudar o estudante com dificuldade nos estudos e com um comportamento desatento ou hiperativo sentando-o na frente da sala de aula, próximo ao quadro e ao professor. Isso irá facilitar o controle e manejo de comportamentos inadequados em sala de aula, além de permitir que o professor faça intervenções ou elogie boas atitudes desse aluno.
  5. Matérias mais difíceis no início da aula: Não apenas os portadores de TDAH, mas todos os estudantes estão mais descansados e mais aptos à aprendizagem no início do horário letivo. Portanto as disciplinas mais difíceis podem ser “privilegiadas” nesse momento, com maiores chances de serem assimiladas, enquanto que no final do dia letivo, todos estão mais cansados e os conteúdos mais fáceis podem ser ensinados nesse momento. 

 PARA SABER MAIS, LEIA: DESATENTOS E HIPERATIVOS (Ed. Best Seller)

 

vá para o topo

PÁGINA INICIAL | CONHECENDO O DR. | CLÍNICA | LIVROS | CURSOS | TRANSTORNOS | ARTIGOS | LINKS
COMPORTAMENTOINFANTIL.COM | Todos Direitos Reservados 2005-2011 | Todo texto reproduzido, deve ser citado a fonte. | Desenvolvido por: C.R.I.A.R.E Assessoria.